top of page

 

Vagas de Emprego para Autista

 

Você já pensou em colocar a pessoa com autismo para trabalhar? Os potenciais são incríveis, ninguém melhor o que nós, família, para saber o quanto eles são capazes. Vamos falar mais sobre vagas de emprego para autistas nesse artigo.

A Lei 8213/91 no seu artigo 93, determina que: “a empresa com 100 ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% a 5% de seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência.”

  • até 200 empregados: 2%

  • de 201 a 500 empregados: 3%

  • de 501 a 1000 empregados: 4%

  • acima de 1001 empregados: 5%

 

Como sabemos, a Lei 12.764 de 27/12/2012 determinou que a pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência para todos os efeitos legais, portanto, imaginem o mercado de trabalho aberto para as pessoas com autismo.

 

Encontrando a vaga de emprego para autistas

Existem várias agências de emprego nas grandes capitais, especializadas em seleção e contratação de deficientes.

Entretanto, se você não estiver em grandes capitais, não se preocupe, todas as agências de emprego têm vagas para pessoas deficientes e nossos autistas tem possibilidade de trabalhar, estar em contato com o mercado de trabalho e desenvolver-se de uma forma ilimitada, sempre supervisionados pela empresa.

A empresa tem responsabilidade legal sobre o funcionário deficiente, e lembrem-se, as empresas com mais de 100 empregados são obrigadas por lei a preencher de 2 a 5% das vagas com empregados reabilitados ou portadores de deficiência.

Entretanto, é importante lembrar que não é permitido o trabalho para pessoas com menos de 18 anos.

 

Por outro lado, existe ainda a possibilidade de nossos autistas trabalharem como menor aprendiz. Neste caso, a partir de 14 anos, desde que estejam cursando o ensino fundamental ou ensino médio.

Para encontrar um local para o autista trabalhar como menor aprendiz, procure o CIEE – Centro de Intregracao Empresa-Escola pelo site www.ciee.org.br. Para quem mora no estado do Paraná e Santa Catarina, procure o GERAR pelo site www.gerar.org.br.

E para procurar vaga de emprego para autistas existe uma infinidade de agencias. Primeiramente, recomendamos que você faça uma pesquisa pelo Google mesmo, digitando: “vaga emprego autista” e o nome da sua cidade. Você se surpreenderá com a quantidade de oferta de vagas.

Enfim, muitas empresas descobriram a capacidade dos nossos autistas. Existe uma empresa dinamarquesa incrível, com representatividade em vários países, que não somente ajuda os autistas a serem empregados, mas também oferecem treinamentos para que os autistas possam estar aptos a entrar no mercado de trabalho. Eles também preparam as empresas para receber os autistas e conseguir tirar deles todo o potencial que eles tem a oferecer. O site deles é: http://br.specialisterne.com/

Outros links interessantes

O Ministério do trabalho preparou um manual muito interessante sobre a lei de cotas através de perguntas e respostas.

Para saber mais sobre a Lei do Aprendiz acesse http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L10097.htm

Fonte extraída na íntegra do site:  www.autismolegal.com.br

bottom of page